AULA UNIVERSITÁRIA: ESPAÇO DE CONTRADIÇÕES E RESISTÊNCIAS

Autores

  • Denise Elza Nogueira Sobrinha Instituto Federal de Goiás
  • Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz Instituto Federal de Goiás

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo discutir dialeticamente a aula universitária, como espaço de contradições e resistência, como parte do processo pedagógico realizado na formação de professores. Os resultados encontrados apontam que: há necessidade de compreender/apreender a aula universitária em sua totalidade e que ela não está isenta de conflitos e interesses de classe; lutar contra o desmantelamento da educação pública, laica e gratuita e pela construção de processos contra-hegemônicos na educação, que se contraponham ao crescimento e consolidação da nova pedagogia da hegemonia; e entender a aula universitária em uma perspectiva dialética e crítica, como um processo de humanização.

Downloads

Publicado

18.07.2023

Como Citar

NOGUEIRA SOBRINHA , D. E.; ROSA DE FREITAS E QUEIROZ, V. AULA UNIVERSITÁRIA: ESPAÇO DE CONTRADIÇÕES E RESISTÊNCIAS . Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 50–61, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/272. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente