RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Cleber Santos de Sousa Instituto Federal de Goiás - IFG
  • André Luiz Fernandes de Oliveira Instituto Federal de Goiás - IFG
  • Duelci Aparecido de Freitas Vaz Instituto Federal de Goiás - IFG

Resumo

Este trabalho é uma investigação teórica-bibliográfica, de natureza qualitativa, sobre alguns artigos e livros que discutem a Resolução de Problemas como metodologia de ensino da Matemática. A investigação tem o objetivo de apreender alguns princípios que orientam a Resolução de problemas enquanto metodologia. Por isso, busca responder à questão síntese desta pesquisa: quais os princípios sobre a resolução de problemas podem orientar a prática docente no processo do ensino e da aprendizagem? Os resultados apontam para uma coletânea de princípios orientadores para a prática docente. Destaca-se, dentre eles a importância do significado de uma situação problema que permita a reflexão e a análise de estratégias para sua solução; a resolução enquanto um processo amplo não isolado, que considere os conhecimentos iniciais dos estudantes; a importância da apropriação do conteúdo no método da resolução dos problemas, e não tanto aos procedimentos quase sempre mecânicos; a distinção entre Resolução de Problemas e exercícios.

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Publicado

18.07.2023

Como Citar

SANTOS DE SOUSA , C.; FERNANDES DE OLIVEIRA, A. L.; APARECIDO DE FREITAS VAZ, D. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 203–214, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/288. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática