RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho é uma investigação teórica-bibliográfica, de natureza qualitativa, sobre alguns artigos e livros que discutem a Resolução de Problemas como metodologia de ensino da Matemática. A investigação tem o objetivo de apreender alguns princípios que orientam a Resolução de problemas enquanto metodologia. Por isso, busca responder à questão síntese desta pesquisa: quais os princípios sobre a resolução de problemas podem orientar a prática docente no processo do ensino e da aprendizagem? Os resultados apontam para uma coletânea de princípios orientadores para a prática docente. Destaca-se, dentre eles a importância do significado de uma situação problema que permita a reflexão e a análise de estratégias para sua solução; a resolução enquanto um processo amplo não isolado, que considere os conhecimentos iniciais dos estudantes; a importância da apropriação do conteúdo no método da resolução dos problemas, e não tanto aos procedimentos quase sempre mecânicos; a distinção entre Resolução de Problemas e exercícios.