QUÍMICA DOS ALIMENTOS: ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
O Brasil é um país marcado por desigualdades sociais, políticas e educacionais. Há um número elevado de abandono escolar e quando vão retomar os estudos já são trabalhadores, pais e mães de famílias. Nesse cenário surge a necessidade de ofertar a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trabalhar com temáticas é uma alternativa essa modalidade, uma vez que possibilita integrar questões cotidianas com a aprendizagem. Uma das dificuldades que os professores enfrentam, é no planejamento das aulas, muitas escolas ainda fornecem o livro didático que é ofertado ao ensino médio regular. Este trabalho teve o objetivo de caracterizar a atuação docente no ensino de química da EJA nas escolas públicas de Uruaçu-GO e elaborar uma Sequência Didática (SD), com a temática de alimentos. Observou-se que a maioria dos professores possuem menos de três anos de atuação na EJA, e que encontram dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, seja pela dificuldade de encontrar materiais didáticos específicos ou até mesmo pela forma que o currículo lhes é apresentado, muitos dos professores apontaram utilizar temáticas para o ensino de química. Após essas informações foi produzida a Sequência Didática com a temática de alimentos correlacionando a diversos conteúdos de química.