QUÍMICA DOS ALIMENTOS: ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Alécia Maria Gonçalves IFG - Câmpus Uruaçu
  • Fabiana Gomes IFG - Câmpus Uruaçu
  • Luzia Morais dos Santos IFG - Campus Uruaçu

Resumo

O Brasil é um país marcado por desigualdades sociais, políticas e educacionais. Há um número elevado de abandono escolar e quando vão retomar os estudos já são trabalhadores, pais e mães de famílias. Nesse cenário surge a necessidade de ofertar a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trabalhar com temáticas é uma alternativa essa modalidade, uma vez que possibilita integrar questões cotidianas com a aprendizagem. Uma das dificuldades que os professores enfrentam, é no planejamento das aulas, muitas escolas ainda fornecem o livro didático que é ofertado ao ensino médio regular. Este trabalho teve o objetivo de caracterizar a atuação docente no ensino de química da EJA nas escolas públicas de Uruaçu-GO e elaborar uma Sequência Didática (SD), com a temática de alimentos. Observou-se que a maioria dos professores possuem menos de três anos de atuação na EJA, e que encontram dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, seja pela dificuldade de encontrar materiais didáticos específicos ou até mesmo pela forma que o currículo lhes é apresentado, muitos dos professores apontaram utilizar temáticas para o ensino de química. Após essas informações foi produzida a Sequência Didática com a temática de alimentos correlacionando a diversos conteúdos de química.

Downloads

Publicado

18.07.2023

Como Citar

GONÇALVES, A. M.; GOMES, F.; MORAIS DOS SANTOS, L. QUÍMICA DOS ALIMENTOS: ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 239–248, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/291. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)