RPG NO ENSINO DE QUÍMICA – UMA PROPOSTA PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O RPG é uma ferramenta com diversas possibilidades e aplicações, além de um recurso lúdico que tem como vantagens o desenvolvimento da comunicação e da imaginação de seus participantes, sendo possível ainda afirmar que a oralidade pode ser um instrumento importante não só para a discussão e aprendizagem de conceitos, mas também para a integração da linguagem científica ao vocabulário dos estudantes. Considerando o potencial do RPG no ensino, esse trabalho busca investigar as abordagens dos conhecimentos químicos no desenvolvimento de uma mesa de RPG e a apropriação desses por parte dos participantes das sessões. Mostramos aqui a construção de uma mesa de RPG abordando conceitos relacionados aos conteúdos de propriedades da matéria, estrutura atômica, ligações e reações químicas aplicadas num ensaio com duas professoras de química e uma estudante da licenciatura, todas iniciantes no jogo. Os resultados iniciais, coletados a partir das observações do pesquisador e também mestre da sessão, permitiram fazer ajustes e adequações nas pistas e cenários propostos antes de ser aplicado aos estudantes.