RPG NO ENSINO DE QUÍMICA – UMA PROPOSTA PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Marcus Tulio Dias Martins Vieira IFG
  • Fabiana Gomes Instituto Federal de Goiás
  • Alécia Maria Gonçalves IFG
  • Alexandre Luiz Polizel IFES

Resumo

O RPG é uma ferramenta com diversas possibilidades e aplicações, além de um recurso lúdico que tem como vantagens o desenvolvimento da comunicação e da imaginação de seus participantes, sendo possível ainda afirmar que a oralidade pode ser um instrumento importante não só para a discussão e aprendizagem de conceitos, mas também para a integração da linguagem científica ao vocabulário dos estudantes. Considerando o potencial do RPG no ensino, esse trabalho busca investigar as abordagens dos conhecimentos químicos no desenvolvimento de uma mesa de RPG e a apropriação desses por parte dos participantes das sessões. Mostramos aqui a construção de uma mesa de RPG abordando conceitos relacionados aos conteúdos de propriedades da matéria, estrutura atômica, ligações e reações químicas aplicadas num ensaio com duas professoras de química e uma estudante da licenciatura, todas iniciantes no jogo. Os resultados iniciais, coletados a partir das observações do pesquisador e também mestre da sessão, permitiram fazer ajustes e adequações nas pistas e cenários propostos antes de ser aplicado aos estudantes.

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Publicado

18.07.2023

Como Citar

DIAS MARTINS VIEIRA, M. T.; GOMES, F.; GONÇALVES, A. M.; POLIZEL, A. L. RPG NO ENSINO DE QUÍMICA – UMA PROPOSTA PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO . Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 249–258, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/292. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química

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