USO DE SIMULAÇÕES E LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NOS EVENTOS NACIONAIS DO ENSINO DE QUÍMICA 2016 - 2021

Authors

  • Priscila Cardoso de Mesquita priscilacardoso38@gmail.com
    IFG - Campus Uruaçu
  • Alécia Maria Gonçalves alecia.goncalves@ifg.edu.br
    IFG - Campus Uruaçu

Abstract

As Tecnologias de Informação e Comunicação estabelecem um papel indispensável, no que se refere ao compartilhamento de conhecimentos ou informações no meio social. Esse cenário tecnológico reflete diretamente no âmbito educacional, assumindo uma postura de apoio pedagógico ao professor no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a recorrência que os temas “simuladores e laboratórios virtuais” têm sido apresentado nas publicações em eventos nacionais sobre o ensino de química, perpassando pela a forma como é correlacionado ao conteúdo. Utilizou-se uma pesquisa quantitativa, com enfoque na quantidade das informações obtidas por meio dos anais publicados entre 2016 e 2021 nos eventos EDEQ, ENEQ e SIMPEQUI. Com base na análise dos trabalhos científicos publicados nos eventos, pode-se observar há uma diversidade de trabalhos com diferentes aplicações ao uso dos simuladores e laboratórios virtuais, também constatamos que as tecnologias de informação e comunicação, principalmente os softwares educacionais surgem como uma possibilidade de proporcionar novas abordagens no Ensino de Química, permitindo estratégias com maior interação e diálogo entre professores e alunos.

Published

2023-07-18

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf (Português (Brasil)) downloads: 0

How to Cite

CARDOSO DE MESQUITA, Priscila; GONÇALVES, Alécia Maria. USO DE SIMULAÇÕES E LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NOS EVENTOS NACIONAIS DO ENSINO DE QUÍMICA 2016 - 2021 . Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 279–289, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/295. Acesso em: 13 dec. 2025.

Issue

Section

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química

Most read articles by the same author(s)