ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Angela Rodrigues Luiz Universidade Federal de Goiás
  • Ricardo Alves Machado Colégio Estadual Alcântara de Carvalho

Resumo

Este artigo foi elaborado para referendar o Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Educação Física do Campus Jataí na Universidade Federal de Goiás, modalidade licenciatura, como lócus de pesquisa e intervenção praxiológica, evidenciando ainda possibilidades temáticas que instigam a formação continuada de professores supervisores e orientadores do estágio. Situamos a Educação Física como um componente curricular dotado de uma intencionalidade educativa, que se manifesta e sistematiza a partir do planejamento docente, sinalizado por objetivos a serem alcançados, delineados filosófica e politicamente que se associam à proposição de abordagens de conteúdos e temas de ensino. No percurso para tal, materializam-se aulas que promovam a organização e elaboração de novos conhecimentos, dimensionados pela competência objetiva, de caráter instrumental e, em grande medida, das competências social e comunicativa. O estágio oportuniza ao acadêmico o conhecimento da realidade social, a reflexão do trabalho e das atividades docente, o dimensionamento das instituições, situando-o historicamente e em proximidade com os saberes disciplinares acumulados na graduação com vistas promover transformações necessárias na prática docente nas instituições escolares e, neste caso, nas dimensões curriculares da Educação Física.

Downloads

Publicado

01.10.2011

Como Citar

RODRIGUES LUIZ, A.; ALVES MACHADO, R. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 224–233, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/346. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Formação e prática docente