ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Angela Rodrigues Luiz Universidade Federal de Goiás
  • Ricardo Alves Machado Colégio Estadual Alcântara de Carvalho

Resumo

Este artigo foi elaborado para referendar o Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Educação Física do Campus Jataí na Universidade Federal de Goiás, modalidade licenciatura, como lócus de pesquisa e intervenção praxiológica, evidenciando ainda possibilidades temáticas que instigam a formação continuada de professores supervisores e orientadores do estágio. Situamos a Educação Física como um componente curricular dotado de uma intencionalidade educativa, que se manifesta e sistematiza a partir do planejamento docente, sinalizado por objetivos a serem alcançados, delineados filosófica e politicamente que se associam à proposição de abordagens de conteúdos e temas de ensino. No percurso para tal, materializam-se aulas que promovam a organização e elaboração de novos conhecimentos, dimensionados pela competência objetiva, de caráter instrumental e, em grande medida, das competências social e comunicativa. O estágio oportuniza ao acadêmico o conhecimento da realidade social, a reflexão do trabalho e das atividades docente, o dimensionamento das instituições, situando-o historicamente e em proximidade com os saberes disciplinares acumulados na graduação com vistas promover transformações necessárias na prática docente nas instituições escolares e, neste caso, nas dimensões curriculares da Educação Física.

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Publicado

2011-10-01

Como Citar

RODRIGUES LUIZ, A.; ALVES MACHADO, R. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 224–233, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/346. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Formação e prática docente