O ENSINO DE EVOLUÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maiara Ribeiro Silva Universidade Federal de Goiás
  • Vaneça de Almeida Flores Instituto Federal Goiano

Resumo

Ao longo da história da humanidade, várias foram as explicações para o surgimento e a diversidade da vida, de modo que os modelos científicos conviveram e convivem com outros sistemas explicativos como, por exemplo, os de inspiração filosófica ou religiosa. Quando se trata da evolução humana a explicação fica cada vez mais complicada, pois estes trazem de casa conceitos errados como: “se o homem veio do macaco porque não tem macaco virando homem até hoje?”. Com o objetivo de conhecer a visão dos alunos do 9°ano à respeito deste assunto, foi aplicado um questionário onde eles responderam o que entendiam e pensavam à respeito da evolução das espécies. A partir deste questionário foi discutindo em sala alguns conceitos errôneos que os estudantes possuíam, muitos destes alunos têm um grande e forte referencial religioso em sua família,o que pode gerar para o aluno umacerta dificuldade para entender os conceitos da evolução. Por se tratar de um tema onde muitas pessoas possuem uma opinião formada, é necessário um longo trabalho para que os alunos realmente compreendam o processo evolutivo, dessa forma neste trabalho conseguimos apresentar o tema a muitos alunos que não tiveram anteriormente a possibilidade de discussão do mesmo. Porém é extremamente necessário a abordagem contínua do tema a fim de que fique claro o processo de evolução e ainda que fique bem claro para os alunos os conceitos de “adaptação” e “evolução”, para que não ocorra a memorização distorcida do tema evolução, esse processo de conhecimento à respeito da evolução se iniciou com o esclarecimento das dúvidas de muitos alunos durante a discussão. O conhecimento da história evolutiva da vida e da teoria que a explica é um elemento importante da cultura científica de qualquer pessoa. No contexto atual, esse conhecimento tem uma importância acrescida. Sendo a escola o principal local de aquisição de conhecimento científico para a maioria das pessoas, o tema da evolução deve estar contemplado nos programas de ciências de uma forma mais completa, aprofundada e adequada.

Downloads

Publicado

01.10.2012

Como Citar

RIBEIRO SILVA, M.; DE ALMEIDA FLORES , V. O ENSINO DE EVOLUÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/373. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensino-aprendizagem de Biologia