A MODELAGEM MATEMÁTICA E SUA UTILIZAÇÃO EM ÁREAS E VOLUMES NO LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados parciais da pesquisa desenvolvida no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, o projeto faz a interação da Modelagem Matemática no que tange aos levantamentos topográficos executados na Agrimensura para os alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado de Edificações do Instituto Federal de Goiás – câmpus Jataí. A metodologia que se utilizou inicialmente foi de uma análise qualitativa com pesquisa-ação, demonstração topográfica (Modelagem Matemática), utilização de imagens gráficas, questionários, exemplificações e intervenções. A pesquisa destina-se aos alunos do curso técnico de Edificações do IFG/ Câmpus Jataí por se tratar de um curso que tem na sua grade curricular a matéria de Topografia, mas não tem aprofundamento na análise topográfica e correlações disciplinares, sendo assim apresentando o Modelo Matemático.