UM PANORAMA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO ESTADO DE GOIÁS

Autores

  • Lydianne Gomes de Assis Ferreira Vilela Instituto Federal de Goiás – Câmpus Jataí

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo principal fazer uma análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em matemática do Estado de Goiás, verificando se há ou não a presença de disciplinas voltadas a Educação Especial. Inicialmente far-se-á um breve histórico das políticas públicas de Educação Especial que influenciaram a configuração do atual cenário educacional. Realizar-se-á também, um levantamento dos cursos de licenciatura em Educação Especial a nível nacional e de pós-graduação stricto sensu, concluindo que ainda há poucos e quase a totalidade concentrados na região sul. Após a análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em matemática do Estado de Goiás, objeto de estudo, chega-se a conclusão de que três cursos presenciais ainda não possuem nenhuma disciplina voltada a educação especial, prevista em suas matrizes, bem como, que a maioria dos cursos oferece apenas a disciplina de Libras como matéria obrigatória. Entre os cursos a distância, todos oferecem a disciplina de Libras e quase a metade ofertam mais uma disciplina voltada à Educação Especial.

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Publicado

2013-10-01

Como Citar

GOMES DE ASSIS FERREIRA VILELA, L. UM PANORAMA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO ESTADO DE GOIÁS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 65–76, 2013. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/412. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Formação e prática docente

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