A CONCEPÇÃO DE CORPO ABORDADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) 2012-2014
Resumo
Esse trabalho aborda pesquisa em andamento do Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática e tem como tema: a Concepção de Corpo Abordada nos Livros Didáticos de Biologia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2012. O objetivo principal é investigar e analisar sob que concepção o corpo humano é abordado e representado nos livros didáticos de Biologia do PNLD-triênio 2012/2014. O entrelaçamento entre Livro Didático de Biologia e Corpo é uma temática inovadora na contemporaneidade. Há pesquisas que registram investigações sobre o Livro Didático sob variadas vertentes, por outro lado, o assunto corpo também se configura como objeto de estudo das mais diferentes áreas do conhecimento. Historicamente, percebemos que o corpo foi interpretado sob uma ótica dualista, mecanicista e biologicista. Neste sentido, importa-nos perceber como o corpo humano atualmente é enfatizado na escola por uma área do conhecimento na qual seu estudo é apropriado.Palavras-chave: corpo; livro didático; escola.