A CONCEPÇÃO DE CORPO ABORDADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) 2012-2014

Autores

  • Estefânia Ferreira Costa Machado IFG - Câmpus Jataí (Bolsista Fapeg)
  • André V. de Barros Barreto IFG – Câmpus Anápolis

Resumo

Esse trabalho aborda pesquisa em andamento do Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática e tem como tema: a Concepção de Corpo Abordada nos Livros Didáticos de Biologia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2012. O objetivo principal é investigar e analisar sob que concepção o corpo humano é abordado e representado nos livros didáticos de Biologia do PNLD-triênio 2012/2014. O entrelaçamento entre Livro Didático de Biologia e Corpo é uma temática inovadora na contemporaneidade. Há pesquisas que registram investigações sobre o Livro Didático sob variadas vertentes, por outro lado, o assunto corpo também se configura como objeto de estudo das mais diferentes áreas do conhecimento. Historicamente, percebemos que o corpo foi interpretado sob uma ótica dualista, mecanicista e biologicista. Neste sentido, importa-nos perceber como o corpo humano atualmente é enfatizado na escola por uma área do conhecimento na qual seu estudo é apropriado.Palavras-chave: corpo; livro didático; escola.

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Publicado

01.10.2013

Como Citar

FERREIRA COSTA MACHADO, E.; V. DE BARROS BARRETO, A. A CONCEPÇÃO DE CORPO ABORDADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) 2012-2014. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 120–125, 2013. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/420. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da educação, políticas e gestão