EDUCAÇÃO INCLUSIVA: HISTÓRIA, POLÍTICA E A REALIDADE DE JATAÍ-GO

Autores

  • Estefânia Ferreira Costa Machado IFG-Jataí (bolsista Fapeg)
  • Sandra Regina Longhin Instituto Federal de Goiás – Câmpus Jataí

Resumo

O presente trabalho aborda o contexto histórico e político da Educação Inclusiva, num primeiro momento no Brasil e, em seguida, em Jataí-GO. Para sua realização nos valemos de análise documental, pesquisa bibliográfica e entrevista a coordenação do Ensino Especial da Secretaria Municipal de Educação de Jataí. Percebemos que a trajetória da educação inclusiva, tanto em nível nacional como local, se apresenta marcada por avanços e retrocessos, balizada por leis que nem sempre saem do papel. Entretanto, encontramos pistas do envolvimento e comprometimento de parte dos profissionais da educação municipal em garantir a concretização da Educação Inclusiva. Sem dúvida, pensar a Educação Inclusiva ainda é um desafio para todos os envolvidos nesse cenário.

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Publicado

2013-10-01

Como Citar

FERREIRA COSTA MACHADO, E.; LONGHIN, S. R. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: HISTÓRIA, POLÍTICA E A REALIDADE DE JATAÍ-GO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 130–139, 2013. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/422. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da educação, políticas e gestão

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