ESCOLA: UM ESPAÇO DISCIPLINADOR NA ATUAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Walquiria Silva Carvalho Borges Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí

Resumo

A presente pesquisa se propõe analisar a escola como um espaço disciplinador na atuação do trabalho que o profissional da educação realiza, retrata a presença do poder e como este se manifesta no ambiente escolar e faz, por meio da avaliação externa Prova Brasil se materializar a presença do poder sobre o profissional que neste ambiente se encontra. No recorte escolhido para apresentação que ora se propõe será analisado a Legislação vigente sobre a Prova Brasil. A análise dos documentos sugere que a Escola pode ser considerada como um espaço de disciplinamento e subjetivação do seu profissional, tendo em vista que procura fazer com que a prática pedagógica do professor volte-se totalmente para a obtenção de resultados e faz com que ele se sinta como o principal responsável pelos acertos e desacertos da Educação Básica pública do país.

Downloads

Publicado

01.10.2014

Como Citar

SILVA CARVALHO BORGES, W. ESCOLA: UM ESPAÇO DISCIPLINADOR NA ATUAÇÃO DOCENTE. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 51–54, 2014. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/433. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente