FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: SABERES E COMPETÊNCIAS

Autores

  • Paula Eliane Costa Rocha Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí
  • Erica Ferreira Melo Universidade Federal de Viçosa

Resumo

A formação de professores tem sido objeto de extenso debate, no qual se observam controvérsias teóricas, ambiguidades normativas. Diante desse cenário consideramos relevante refletirmos sobre os saberes e habilidades exigidas pela sociedade do docente. Assim a proposta tem como objetivo geral analisar a formação docente como possibilidade de profissionalização. Para tanto é preciso: conhecer os saberes e competências como elementos da profissionalização e do reconhecimento social; identificar as especificidades de saberes dos profissionais que atuam na Educação Básica; reconhecer a reflexão como elemento importante para o desenvolvimento pessoal e profissional docente dentro dos contextos da prática e da formação. Existem vários discursos os quais vinculam a formação como necessidade para uma profissionalização, mas esta como vem advindo está relegada a atender somente a uma exigência de uma sociedade voltada para o capital. A questão da formação dos professores continua sendo um grande desafio para as políticas governamentais, as instituições formadoras e também para seus professores.

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Publicado

01.10.2014

Como Citar

COSTA ROCHA, P. E.; FERREIRA MELO, E. FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: SABERES E COMPETÊNCIAS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 173–177, 2014. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/434. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente