PROVA BRASIL: UM INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DE UMA NOVA IDENTIDADE DOCENTE

Autores

  • Walquiria Silva Carvalho Borges Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí

Resumo

O artigo se propõe a analisar a identidade do professor na sociedade líquida, que pode ser influenciada a partir da avaliação externa Prova Brasil, caracterizada como dispositivo. Um contexto moderno em que os sólidos se desfazem e surge à fluidez das mudanças sociais, e o professor tem sua prática pedagógica voltada a atingir resultados e se torna responsável por acertos e desacertos da Educação Básica pública do país. A identidade tem que ser adaptada a todas as situações com o discurso de melhoria para a Educação Básica. A metodologia utilizada é a Pesquisa Bibliográfica em documentos oficiais, enquadrada como Pesquisa Fenomenológica hermenêutica que expressam interesse específico na denúncia e na explicitação das ideologias, propõe desvendar os pressupostos implícitos nos discursos, textos e comunicações. A análise será totalmente qualitativa descritiva e analisa os fenômenos que estão impregnados ao significado em um contexto. O trabalho faz parte da dissertação para conclusão do Mestrado em Educação/UFG/CAJ. E pode-se afirmar como resultados preliminares que a Prova Brasil se torna um instrumento na formação de uma nova identidade profissional do educador.

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Publicado

2014-10-01

Como Citar

SILVA CARVALHO BORGES, W. PROVA BRASIL: UM INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DE UMA NOVA IDENTIDADE DOCENTE. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 55–62, 2014. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/435. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente