PROVA BRASIL: UM INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DE UMA NOVA IDENTIDADE DOCENTE
Resumo
O artigo se propõe a analisar a identidade do professor na sociedade líquida, que pode ser influenciada a partir da avaliação externa Prova Brasil, caracterizada como dispositivo. Um contexto moderno em que os sólidos se desfazem e surge à fluidez das mudanças sociais, e o professor tem sua prática pedagógica voltada a atingir resultados e se torna responsável por acertos e desacertos da Educação Básica pública do país. A identidade tem que ser adaptada a todas as situações com o discurso de melhoria para a Educação Básica. A metodologia utilizada é a Pesquisa Bibliográfica em documentos oficiais, enquadrada como Pesquisa Fenomenológica hermenêutica que expressam interesse específico na denúncia e na explicitação das ideologias, propõe desvendar os pressupostos implícitos nos discursos, textos e comunicações. A análise será totalmente qualitativa descritiva e analisa os fenômenos que estão impregnados ao significado em um contexto. O trabalho faz parte da dissertação para conclusão do Mestrado em Educação/UFG/CAJ. E pode-se afirmar como resultados preliminares que a Prova Brasil se torna um instrumento na formação de uma nova identidade profissional do educador.