O TRABALHO DA GEOMETRIA: UMA POSSÍVEL APROXIMAÇÃO COM A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA PERSPECTIVA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL.

Autores

  • Natália Cristina Souza Pereira Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí
  • Benjamim Cardoso da Silva Neto Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí
  • Douglas Pereira Azevedo Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí
  • Núbia Patiele Assis Carvalho Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí

Resumo

Este minicurso propõe a seus participantes realizar uma reflexão partindo do uso da História da Matemática e da teoria do Ensino Desenvolvimental como recursos didáticos nas aulas de Matemática, com o principal objetivo de mostrar o relevante papel que estas temáticas oferecem na prática educacional existente no campo da educação Matemática. Busca-se, ainda, compreender a teoria do Ensino Desenvolvimental partindo das atividades que serão propostas, a fim de refletir sobre as possibilidades do desenvolvimento e construção do conhecimento matemático. Desta forma, espera-se contribuir com os docentes de Matemática, por meio de novas ações metodológicas que possam enriquecer a sua prática pedagógica.

Downloads

Publicado

01.10.2014

Como Citar

SOUZA PEREIRA, N. C.; CARDOSO DA SILVA NETO, B.; PEREIRA AZEVEDO, D.; ASSIS CARVALHO, N. P. O TRABALHO DA GEOMETRIA: UMA POSSÍVEL APROXIMAÇÃO COM A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA PERSPECTIVA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 164–167, 2014. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/449. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental