DIVERSIFICAÇÃO, VALIDADE E UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS- UM ESTUDO FEITO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL.
Resumo
Este artigo é parte de uma pesquisa que ainda está em andamento e que pretende identificar e
analisar quais são os instrumentos mais utilizados pelos docentes para avaliar a sua prática
pedagógica e a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental I, em três escolas
municipais de Jataí/GO. A metodologia utilizada é qualitativa e a coleta de dados se deu por
meio da aplicação de questionários. A razão desta pesquisa é contribuir de alguma forma na
elucidação e no esclarecimento do papel dos instrumentos avaliativos na aprendizagem dos
alunos e na prática de ensino dos professores no âmbito das instituições pesquisadas. A
avaliação da aprendizagem na educação é um desafio que necessita de um aprofundamento
teórico, prático e reflexivo onde se deve ressaltar e sociabilizar os instrumentos avaliativos
que podem contribuir na aprendizagem do aluno e na prática docente. Acreditamos que, deste
modo, os professores farão uso das ferramentas avaliativas de forma mais eficiente na sua
prática pedagógica.