UM ESTUDO SOBRE AVALI(A)ÇÃO E SUAS INTERLOCUÇÕES COM O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO PROEJA
Resumo
O foco desta pesquisa de mestrado é a avaliação da aprendizagem desenvolvida com os professores de Matemática, Física, Química, Biologia junto aos alunos do Proeja, do curso de Secretariado no Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Jataí. O objetivo geral é criar um espaço coletivo constituído por docentes e alunos envolvidos no curso alvo com vistas a construção e implementação de uma proposta de avaliação emancipatória e omnilateral. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação, tendo como instrumentos de coleta de dados, questionários semiestruturados, sessões de grupo focal, realizadas com os dois grupos e dados documentais. Os dados foram sabatinados a partir da análise de conteúdos. Constatou-se nos discursos o desejo dos professores e alunos de romper com as práticas inerentes ao modelo liberal conservador, mas sua efetivação prática, não acontece plenamente, pois somente aos poucos esta visão esta sendo superada, com a participação e construção conjunta e colaborativa de docentes e discentes. As concepções declaradas e as práticas avaliativas que são vivenciadas pelos professores e alunos são contraditórias e incoerentes e podem ser diagnosticados como progressos, retrocessos e entraves no desenvolvimento profissional dos professores e na formação emancipatória e omnilateral dos educandos.