UM ESTUDO SOBRE AVALI(A)ÇÃO E SUAS INTERLOCUÇÕES COM O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO PROEJA

Autores

  • Octávio Marcos Martins Mani PPGECM/IFG;IFG/JATAÍ
  • Daniella Souza Bezerra PPGECM/IFG;IFG/INHUMAS

Resumo

O foco desta pesquisa de mestrado é a avaliação da aprendizagem desenvolvida com os professores de Matemática, Física, Química, Biologia junto aos alunos do Proeja, do curso de Secretariado no Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Jataí. O objetivo geral é criar um espaço coletivo constituído por docentes e alunos envolvidos no curso alvo com vistas a construção e implementação de uma proposta de avaliação emancipatória e omnilateral. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação, tendo como instrumentos de coleta de dados, questionários semiestruturados, sessões de grupo focal, realizadas com os dois grupos e dados documentais. Os dados foram sabatinados a partir da análise de conteúdos. Constatou-se nos discursos o desejo dos professores e alunos de romper com as práticas inerentes ao modelo liberal conservador, mas sua efetivação prática, não acontece plenamente, pois somente aos poucos esta visão esta sendo superada, com a participação e construção conjunta e colaborativa de docentes e discentes. As concepções declaradas e as práticas avaliativas que são vivenciadas pelos professores e alunos são contraditórias e incoerentes e podem ser diagnosticados como progressos, retrocessos e entraves no desenvolvimento profissional dos professores e na formação emancipatória e omnilateral dos educandos.

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Publicado

01.10.2015

Como Citar

MARTINS MANI, O. M.; SOUZA BEZERRA, D. UM ESTUDO SOBRE AVALI(A)ÇÃO E SUAS INTERLOCUÇÕES COM O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO PROEJA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 30–40, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/458. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Currículo e avaliação