UMA ABORDAGEM DA RELAÇÃO SOCIEDADE/NATUREZA EM DUAS VERTENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Eliakim Oliveira Küster Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí
  • Jorge Lima Loiola Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí
  • Kathynne Carvalho Freitas Ferri Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí
  • Stephany Siqueira Barbosa Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí

Resumo

A educação ambiental (EA) possui duas vertentes uma conservadora e outra de cunho crítico e transformador. A conservadora se alicerça em uma visão fragmentada da realidade e a crítica e transformadora se configura a partir da transformação social baseada no diálogo no exercício da cidadania e na superação das formas de dominação capitalista. O texto apresenta uma discussão teórica realizada por meio de pesquisa bibliográfica em que foram investigadas as concepções que sustentam as duas vertentes de educação ambiental. Contudo, observou-se que a perspectiva de educação ambiental conservadora, por si só, não oferece subsídios suficientes para promover mudanças no quadro de crise ambiental e o restabelecimento do equilíbrio entre sociedade/natureza. Entretanto, é necessário que haja ações firmadas em uma perspectiva participativa, envolvendo educadores e educandos, na promoção de uma educação engajada com a transformação da sociedade para um mundo mais equilibrado, social e ambientalmente.

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Publicado

2015-10-01

Como Citar

OLIVEIRA KÜSTER, E.; LIMA LOIOLA, J.; CARVALHO FREITAS FERRI, K.; SIQUEIRA BARBOSA NASCIMENTO, S. UMA ABORDAGEM DA RELAÇÃO SOCIEDADE/NATUREZA EM DUAS VERTENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 41–50, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/460. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação ambiental, cidadania e Sustentabilidade

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