A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM A LINGUAGEM NO PROGRAMA MULHERES MIL
Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre a relevância do trabalho com a linguagem a ser
desenvolvido pelos professores no Programa Mulheres Mil (PMM). Um Programa destinado a
mulheres em condição de vulnerabilidade social, com pouca escolaridade e voltado para a
inserção profissional. Trata-se de um estudo de natureza exploratória e bibliográfica. Para
atingir o objetivo proposto, expõe-se rapidamente a questão do gênero feminino; apresenta-se
o PMM e, então, discute-se o trabalho do professor com a linguagem no PMM. As reflexões
realizadas levam a crer que, embora o PMM possa apresentar um caráter neoliberal e
mercadológico, é possível que o professor da área de linguagem desenvolva um trabalho que
permita a ampliação e a abertura de novos horizontes para as mulheres cursistas, de maneira a
promover a reflexão no que diz respeito às questões sócio-histórico-culturais que as
circundam, sobretudo no que tange especificadamente ao gênero feminino.