EDUCAÇÃO FÍSICA EM BERÇÁRIOS: A PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS

Autores

  • Ana Flávia Oliveira de Souza UFG/Regional Jataí/Educação Física.
  • Renata Machado de Assis UFG/Regional Jataí/Educação Física.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a prática docente dos professores de
Educação Física nos berçários, no que se refere à preparação das aulas e à formação desses
docentes para o trabalho com crianças de zero a três anos de idade. A metodologia constituiuse de pesquisa documental e aplicação de questionário com questões objetivas e subjetivas, a
todos os professores de Educação Física que trabalham em berçários dos Centros Municipais
de Educação Infantil (CMEI) e Centros de Educação Infantil (CEI), e aos coordenadores das
respectivas instituições. Constatamos que as professoras de Educação Física se sentem
preparadas para trabalhar com as crianças de berçários, porém apontam algumas dificuldades,
como pouco tempo para as aulas, número elevado de crianças por turma, e falta de referencial
teórico.para subsidiar sua prática. As coordenadoras não se mostram comprometidas em
auxiliar as professoras no planejamento de suas aulas e não buscam, de forma sistemática,
acompanhar o cumprimento do planejamento, pois apenas verificam se a professora planeja
suas aulas de acordo com as orientações da matriz curricular. As professoras investigadas
dizem que o processo de formação inicial contribuiu para sua prática em berçários, porém,
este foi falho no quesito de vivência prática, durante a formação acadêmica.

Downloads

Publicado

01.10.2015

Como Citar

OLIVEIRA DE SOUZA, A. F.; MACHADO DE ASSIS, R. EDUCAÇÃO FÍSICA EM BERÇÁRIOS: A PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 125–136, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/471. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)