SABERES DOCENTES NAS PESQUISAS EM DIDÁTICA: UM ESTUDO NOS ANAIS DA ANPED ENTRE 2002-2013
Resumo
O presente texto tem por objetivo apresentar o que as pesquisas em didáticas têm valorizado
no que tange temáticas e objetos de estudo, tendo como referência os trabalhos publicados nos
Anais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED). Para
que seja possível realizar essa investigação, apropriar-nos-emos do Estado da Arte como
ferramenta metodológica. Nesse sentido, a pesquisa analisará as pesquisas que versam sobre o
tema saberes docentes publicadas no Grupo de Trabalho 4 nos referidos Anais, tendo como
enfoque as divergências e convergências entre os autores, os principais pressupostos teóricos
que norteiam essas pesquisas no período compreendido entre 2002 a 2013. A pesquisa
encontra-se em andamento, entretanto espera-se que será possível identificar fatores
significativos e inovadores nas teorias e nas práticas pedagógicas, visto que o Estado da Arte
atua como uma ferramenta importante para o conhecimento das condições de uma
determinada área de estudos e pesquisas.