UM OLHAR SOBRE A TRAJETÓRIA POLÍTICA DO LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL

Autores

  • Suzanna Neves Ferreira Universidade Federal de Goiás
  • Halline Mariana Santos Silva Universidade Federal de Goiás

Resumo

Nesta pesquisa realizamos análise da trajetória histórica e política do livro didático, bem
como os programas para o livro didático no Brasil. O objetivo é analisar as políticas criadas
para o livro didático. Optamos por desenvolver uma pesquisa com abordagem qualitativa e
levantamento bibliográfico. O caminho percorrido se baseou em levantamento bibliográfico
dos livros escritos por Bittencourt (1996), Soares (1996) e Lajolo (1996); entre outros autores.
Ao analisarmos os programas criados para o livro didático no Brasil, compomos o seguinte
escopo: destacamos as transformações ao longo do tempo; as influências que cada momento
histórico impactou as transformações dos programas oficiais, direcionando o livro didático;
desvelando que a função do livro didático estivesse compatível com demandas econômicas,
políticas e sociais, no limite, servido para um determinado direcionamento do currículo

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Publicado

2015-10-01

Como Citar

NEVES FERREIRA, S.; SANTOS SILVA, H. M. UM OLHAR SOBRE A TRAJETÓRIA POLÍTICA DO LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 209–215, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/482. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula