MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PELA CRIANÇA DO MATERNAL
Resumo
Apresentamos resultados de um projeto desenvolvido em 2014, na disciplina Estágio em
Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental II, do curso de Pedagogia da
Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, sobre percepção matemática. A escolha desse
tema surgiu porque, ao longo do primeiro semestre, percebemos que a matemática não era
trabalhada com as crianças do maternal de uma escola municipal de Jataí, Estado de Goiás. A
questão que nos propusemos a responder foi: que tratamento pode ser dado à matemática no
maternal? O projeto foi desenvolvido segundo a abordagem sóciocultural, que propõe
relacionar os conteúdos da sala de aula com a realidade do aluno fora dela, com o objetivo de
contribuir para que a criança construísse noções sobre a matemática e uma relação não
conflituosa com a mesma. Chegamos à conclusão que esse objetivo não foi atingido
plenamente, porque as crianças aparentaram não terem compreendido os conteúdos
abordados.