MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PELA CRIANÇA DO MATERNAL

Autores

  • Cláudia Silva Rosa Universidade Federal de Goiás - Jataí
  • Rosemara Perpetua Lopes Universidade Federal de Goiás - Jataí

Resumo

Apresentamos resultados de um projeto desenvolvido em 2014, na disciplina Estágio em
Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental II, do curso de Pedagogia da
Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, sobre percepção matemática. A escolha desse
tema surgiu porque, ao longo do primeiro semestre, percebemos que a matemática não era
trabalhada com as crianças do maternal de uma escola municipal de Jataí, Estado de Goiás. A
questão que nos propusemos a responder foi: que tratamento pode ser dado à matemática no
maternal? O projeto foi desenvolvido segundo a abordagem sóciocultural, que propõe
relacionar os conteúdos da sala de aula com a realidade do aluno fora dela, com o objetivo de
contribuir para que a criança construísse noções sobre a matemática e uma relação não
conflituosa com a mesma. Chegamos à conclusão que esse objetivo não foi atingido
plenamente, porque as crianças aparentaram não terem compreendido os conteúdos
abordados.

Downloads

Publicado

01.10.2015

Como Citar

SILVA ROSA, C.; PERPETUA LOPES, R. MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PELA CRIANÇA DO MATERNAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 240–247, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/487. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)