MEDIÇÃO DE ÂNGULO COM O USO DO MULTIPLANO: UMA ATIVIDADE PARA ALÉM DA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE GRAU.
Resumo
O presente minicurso tem por objetivo apresentar uma metodologia para o processo de ensino
e aprendizagem dos conteúdos de ângulos formados por retas paralelas e transversais, e
ângulos e posições entre retas, desenvolvida a partir do uso do multiplano para alunos cegos e
de baixa visão do Ensino Fundamental e Médio, a fim de que os mesmos possam
compreender a medição de um ângulo como um posicionar-se em relação a uma direção a ser
seguida dentro do universo. Ao considerarmos que a educação é desenvolvida numa cultura
de videntes verificamos que o ensino de geometria plana não tem contemplado as
especificidades desses educandos. Diante disso, sugerimos a realização de atividades táteis
com o multiplano para reconhecimento e aplicação de conceitos e cálculos relacionados a
ângulos e retas. Espera-se que essa metodologia contribua para a melhora do processo de
ensino e aprendizagem de geometria plana de pessoas com deficiência visual.