MEDIÇÃO DE ÂNGULO COM O USO DO MULTIPLANO: UMA ATIVIDADE PARA ALÉM DA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE GRAU.

Autores

  • Fabiana Leal Nascimento IFG - bolsista FAPEG
  • Benjamim Cardoso da Silva Neto IFG
  • Jorge Lima Loiola IFG
  • Elita Assis de Lima IFG
  • Kênia Reis de Souza IFG

Resumo

O presente minicurso tem por objetivo apresentar uma metodologia para o processo de ensino
e aprendizagem dos conteúdos de ângulos formados por retas paralelas e transversais, e
ângulos e posições entre retas, desenvolvida a partir do uso do multiplano para alunos cegos e
de baixa visão do Ensino Fundamental e Médio, a fim de que os mesmos possam
compreender a medição de um ângulo como um posicionar-se em relação a uma direção a ser
seguida dentro do universo. Ao considerarmos que a educação é desenvolvida numa cultura
de videntes verificamos que o ensino de geometria plana não tem contemplado as
especificidades desses educandos. Diante disso, sugerimos a realização de atividades táteis
com o multiplano para reconhecimento e aplicação de conceitos e cálculos relacionados a
ângulos e retas. Espera-se que essa metodologia contribua para a melhora do processo de
ensino e aprendizagem de geometria plana de pessoas com deficiência visual.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

LEAL NASCIMENTO, F.; CARDOSO DA SILVA NETO, B.; LIMA LOIOLA, J.; ASSIS DE LIMA, E.; REIS DE SOUZA, K. MEDIÇÃO DE ÂNGULO COM O USO DO MULTIPLANO: UMA ATIVIDADE PARA ALÉM DA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE GRAU. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 248–253, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/488. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática