ENSINO DE GEOMETRIA APOIADO POR TIC: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA BASEADA NA COLETIVIDADE E SIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS UTILIZANDO GEOGEBRA

Autores

  • Thayza Ferreira Cabral Matos Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí
  • Leizer Fernandes Moraes Instituto Federal de Goiás - Campus Jataí

Resumo

Considerando o conhecimento geométrico fundamental para que os sujeitos interajam em seu
meio e a possibilidade do desenvolvimento de conceitos matemáticos por meio das TIC, este
trabalho busca verificar a contribuição do software Geogebra no ensino de conceitos
geométricos de forma coletiva e associada ao cotidiano dos alunos. A proposta é baseada em
uma abordagem pedagógica que visa trabalhar conceitos geométricos em uma turma de
alunos do ensino fundamental, dividida em grupos, onde cada grupo fará uso do software para
aplicar os conceitos apresentados de forma expositiva pela professora. Acredita-se que essa
abordagem proporcionará aos alunos condições de dialogarem entre si para solucionar
problemas geométricos. Busca-se, também, desenvolver por meio das relações professortecnologia-aluno, condições para que os discentes compreendam os conceitos aplicados e os
associem ao seu cotidiano. Espera-se contribuir para a aprendizagem dos alunos e para a
desmistificação de que os conceitos matemáticos são dissociados do cotidiano dos alunos.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

FERREIRA CABRAL MATOS, T.; FERNANDES MORAES, L. ENSINO DE GEOMETRIA APOIADO POR TIC: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA BASEADA NA COLETIVIDADE E SIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS UTILIZANDO GEOGEBRA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 264–270, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/490. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática