O ENSINO DE QUÍMICA EM RADIOATIVIDADE E SUA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB UMA PERSPECTIVA CRÍTICA DE UMA PEDAGOGIA APLICÁVEL AOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Alysson Benite de Freitas Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí
  • Wesley Vaz Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí

Resumo

O conteúdo de radioatividade da disciplina de Química é ministrado no 2º ano do Ensino
Médio da Educação Básica, sendo realizada uma análise pedagógica com o intuito de
despertar a curiosidade epistemológica e dialógica dos alunos de uma escola privada em uma
cidade no interior goiano com a posterior reflexão da essência desta prática educativa. Estes
alunos receberam aulas expositivas utilizando recursos como power-point, vídeos e
discussões sobre temáticas dos conteúdos relacionados à atomística, emissão de partículas
alfa, beta, radiação gama, fusão, fissão nuclear, meia-vida e suas relações com a sociedade e o
meio ambiente, analisando benefícios e riscos do uso destas tecnologias. O encerramento
ocorreu no Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste, com uma palestra e visita
ao local em que estão armazenados e são monitorados os Rejeitos Radioativos do maior
acidente radiológico do mundo ocorrido em Goiânia-GO, no ano de 1987. Ao término, os
alunos responderam um questionário como ferramenta de coleta de dados que foram
analisadas, concluindo que, este processo de ensino aprendizagem, possibilita a formação de
cidadãos críticos como sujeitos de transformação do mundo, a partir de uma relação dialógica
entre aluno e o professor consciente de seu inacabamento e de sua humanidade.

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Publicado

2016-10-01

Como Citar

BENITE DE FREITAS, A.; VAZ, W. O ENSINO DE QUÍMICA EM RADIOATIVIDADE E SUA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB UMA PERSPECTIVA CRÍTICA DE UMA PEDAGOGIA APLICÁVEL AOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 61–72, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/514. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação ambiental, cidadania e Sustentabilidade