O ENSINO DE QUÍMICA EM RADIOATIVIDADE E SUA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB UMA PERSPECTIVA CRÍTICA DE UMA PEDAGOGIA APLICÁVEL AOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O conteúdo de radioatividade da disciplina de Química é ministrado no 2º ano do Ensino
Médio da Educação Básica, sendo realizada uma análise pedagógica com o intuito de
despertar a curiosidade epistemológica e dialógica dos alunos de uma escola privada em uma
cidade no interior goiano com a posterior reflexão da essência desta prática educativa. Estes
alunos receberam aulas expositivas utilizando recursos como power-point, vídeos e
discussões sobre temáticas dos conteúdos relacionados à atomística, emissão de partículas
alfa, beta, radiação gama, fusão, fissão nuclear, meia-vida e suas relações com a sociedade e o
meio ambiente, analisando benefícios e riscos do uso destas tecnologias. O encerramento
ocorreu no Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste, com uma palestra e visita
ao local em que estão armazenados e são monitorados os Rejeitos Radioativos do maior
acidente radiológico do mundo ocorrido em Goiânia-GO, no ano de 1987. Ao término, os
alunos responderam um questionário como ferramenta de coleta de dados que foram
analisadas, concluindo que, este processo de ensino aprendizagem, possibilita a formação de
cidadãos críticos como sujeitos de transformação do mundo, a partir de uma relação dialógica
entre aluno e o professor consciente de seu inacabamento e de sua humanidade.