DISCRIMINAÇÃO RACIAL NA ESCOLA: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E FORMAS DE ENFRENTAMENTO

Autores

  • Kleber Antonio Lourenço de Souza Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí
  • Daniel Oliveira Silva Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí

Resumo

Este trabalho analisa a percepção de professores a respeito da discriminação racial no
ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfica, em que se
discutiu as definições de racismo e discriminação racial. Objetiva-se compreender, com esse
artigo, a discriminação étnico-racial, analisando-se a percepção de professores sobre o
racismo na escola, além de apontar práticas pedagógicas que possam se mostrar eficientes
para que os alunos se relacionem sem que se excluam entre si. Para coleta de dados foi feita
entrevista estruturada com professores do ensino fundamental e médio de uma escola pública
situada em um dos municípios do estado de Goiás. A maioria dos entrevistados confirma ter
presenciado atos de discriminação entre estudantes, mas os professores se mostram
despreparados para lidar com a situação. Constata-se, portanto, a importância de uma política
constante e efetiva de formação docente de educação para a diversidade, que trate do
enfrentamento a todas as formas de discriminação.

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Publicado

2016-10-01

Como Citar

LOURENÇO DE SOUZA SANTOS, K. A.; OLIVEIRA SILVA RODRIGUES, D. DISCRIMINAÇÃO RACIAL NA ESCOLA: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E FORMAS DE ENFRENTAMENTO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 111–122, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/520. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Linguagem, Cultura, Sociedade