MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Solange Rosa Jayme de Araújo Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí
  • Rosemara Perpetua Lopes Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí

Resumo

O presente trabalho contém o relato de experiência de realização de um projeto de intervenção
de Estágio Curricular Supervisionado. O projeto teve por objetivo desenvolver noções de
rítmo, pausa e melodia. Contemplou seis aulas realizadas em um Centro Municipal de
Educação Infantil de Jataí, Estado de Goiás, com crianças de dois anos de idade. Durante as
aulas, foram utilizados os instrumentos musicais violão, teclado e ganzás e promovidos
momentos de cantar e tocar, leitura de história, atividades artísticas e brincadeiras envolvendo
ritmo, pausa e melodia. Ao final do projeto a maioria das crianças identificava os
instrumentos sem dificuldades, cantava músicas de forma ritmada e realizava algum tipo de
reprodução sonora informal com brinquedos e objetos variados. Planejado e executado no
interior do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Goiás, Regional
Jataí, o projeto permitiu confirmar a viabilidade e a relevância de desenvolver musicalização
com crianças pequenas.

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Publicado

01.10.2016

Como Citar

JAYME DE ARAÚJO, S. R.; PERPETUA LOPES, R. MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 146–157, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/524. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagem, Cultura, Sociedade