O HIBRIDISMO DOS POEMAS DE ARNALDO ANTUNES E O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO TÉCNICO INTEGRADA

Autores

  • Marliane Dias Silva Instituto Federal de Goiás – Câmpus Jataí

Resumo

O Ensino de Literatura, em especial do texto poético, no Ensino Médio Técnico Integrado, já
não tem mais o mesmo espaço-tempo que teve durante a escolástica. Há, atualmente, uma
falta de interesse em ler e escrever textos poéticos. Isso pode ser devido a não compreensão
do tipo de linguagem que apresenta este gênero textual ou pela facilidade de acesso a novas
mídias, que promovem conteúdo de fácil e rápida compreensão. Sendo assim, este trabalho
tem como objetivo apresentar uma nova estratégia para o estudo do gênero poético em sala de
aula com a utilização dos poemas híbridos de Arnaldo Antunes. E visa o desenvolvimento da
leitura, escrita e a formação do leitor crítico em um contexto que os alunos já possuem contato
com recursos midiáticos. A abordagem metodológica se realizou por meio de uma pesquisa de
campo em uma Instituição Federal de Ensino de Jataí com alunos do 3º ano. Os resultados,
analisados desde uma perspectiva qualitativa, revelam que a proposta constitui um caminho
relevante a ser mais investigado e compartilhado entre docentes e discentes.

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Publicado

2016-10-01

Como Citar

DIAS SILVA, M. O HIBRIDISMO DOS POEMAS DE ARNALDO ANTUNES E O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO TÉCNICO INTEGRADA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 158–173, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/525. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagem, Cultura, Sociedade