PRODUÇÃO DE TEXTOS: A IMPORTÂNCIA DOS "SILÊNCIOS" NA ESCRITA
Resumo
Este estudo objetivou analisar 14 textos dissertativos produzidos por discentes de uma turma
de “Redação”, do Centro de Línguas da UFG – Regional Jataí, verificando o que eles decidem
explicitar e implicitar. Todo texto conta com a participação ativa do interlocutor, a quem cabe
preencher os espaços "vazios". Por isso, fazem-se necessários os implícitos como suportes do
dizer e como fatores de coerência textual. Entretanto, em muitos textos analisados, verificouse a supremacia do discurso explicitado em detrimento da sua incompletude, o que levou a
uma leitura desinteressante e a uma atitude “não-responsiva” dos leitores. Algumas razões
para tanto podem ser o domínio insuficiente dos recursos textuais e discursivos e o não
reconhecimento da produção textual como prática efetiva de linguagem. Assim, é necessário
demonstrar aos alunos a importância de tais recursos linguísticos a fim de que os discentes
busquem aprimorar essa habilidade e desenvolvam produções de forma autocrítica e
consciente.