A ESCOLA NA VISÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFG - URUAÇU: BOLSISTAS DO PIBID, EX-BOLSISTAS DO PIBID E NÃO PARTICIPANTES DO PIBID.

Autores

  • Darlyane Aparecida da Costa Ribeiro IFG -Uruaçu
  • Fabiana Gomes IFG - Uruaçu
  • Laudelina Braga IFG - Uruaçu
  • Alécia Maria Gonçalves IFG - Uruaçu

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar as concepções sobre escola e ensino de química,
que alunos matriculados na disciplina de estágio III, do IFG campus Uruaçu, construíram.
Utilizando como metodologia de pesquisa um questionário aberto, que foi respondido por
nove alunos da Licenciatura em Química, matriculados no estágio III, alguns pibidianos ou
ex-pibidianos, outros até o momento não participaram do PIBID. A análise dos dados se deu
de forma qualitativa a fim de construir novas compreensões sobre discursos e fenômenos.
Pôde-se ressaltar que o ambiente escolar influencia na qualidade do ensino, e que na visão dos
licenciandos a escola é responsável pela formação de cidadãos críticos atuantes, e que os
professores continuam apegados à forma tradicional de ensino, não possibilitando a utilização
de novas metodologias. Mesmo com as fragilidades os licenciandos em química ainda
conseguem ver na escola a oportunidade de tornar a sociedade mais justa e igualitária.

Downloads

Publicado

2016-10-01

Como Citar

DA COSTA RIBEIRO, D. A.; GOMES, F.; BRAGA, L.; GONÇALVES, A. M. A ESCOLA NA VISÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFG - URUAÇU: BOLSISTAS DO PIBID, EX-BOLSISTAS DO PIBID E NÃO PARTICIPANTES DO PIBID. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 184–189, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/528. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)