O MOVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE A QUANTIDADE DE ALUNOS MATRICULADOS E TITULADOS

Autores

  • Tattiana Fernandes de Oliveira Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Jose Cajide Val Universidade de Santiago de Compostela
  • Ana Maria Castro Porto Universidade de Santiago de Compostela

Resumo

Este trabalho é um recorte da pesquisa que se encontra em desenvolvimento para o Programa
de Doutorado em Educação da Universidade de Santiago de Compostela. O objetivo é
identificar a evolução do ensino da pós-graduação stricto sensu – Mestrado Acadêmico,
Mestrado Profissional e Doutorado – oferecidos no Brasil. Para isso, utilizou-se de pesquisa
nos documentos que regulamentam a pós-graduação no país. Desenvolveu-se pesquisa
quantitativa com base nos indicadores disponíveis no portal GEOCAPES para o período de
1999 a 2015. As conclusões apontam para um crescimento relevante da pós-graduação stricto
sensu, no que diz respeito à quantidade de programas, bem como à quantidade de alunos
matriculados e titulados por esses programas. Percebe-se que os programas de Mestrado
Profissional contribuem de forma efetiva para o crescimento desses números.

Downloads

Publicado

01.10.2016

Como Citar

FERNANDES DE OLIVEIRA MELO, T.; CAJIDE VAL, J.; CASTRO PORTO, A. M. O MOVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE A QUANTIDADE DE ALUNOS MATRICULADOS E TITULADOS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 190–201, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/529. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente