O MOVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE A QUANTIDADE DE ALUNOS MATRICULADOS E TITULADOS
Resumo
Este trabalho é um recorte da pesquisa que se encontra em desenvolvimento para o Programa
de Doutorado em Educação da Universidade de Santiago de Compostela. O objetivo é
identificar a evolução do ensino da pós-graduação stricto sensu – Mestrado Acadêmico,
Mestrado Profissional e Doutorado – oferecidos no Brasil. Para isso, utilizou-se de pesquisa
nos documentos que regulamentam a pós-graduação no país. Desenvolveu-se pesquisa
quantitativa com base nos indicadores disponíveis no portal GEOCAPES para o período de
1999 a 2015. As conclusões apontam para um crescimento relevante da pós-graduação stricto
sensu, no que diz respeito à quantidade de programas, bem como à quantidade de alunos
matriculados e titulados por esses programas. Percebe-se que os programas de Mestrado
Profissional contribuem de forma efetiva para o crescimento desses números.