♫CANTANDO LIGAÇÃO QUÍMICA♫

Autores

  • Karla Nara da Costa Abrantes Instituto Federal de Goiás, Campus Uruaçu- IFG
  • Maria Aparecida da Silva Rodrigues Instituto Federal de Goiás, Campus Uruaçu- IFG
  • Fabiana Gomes Instituto Federal de Goiás, Campus Uruaçu- IFG
  • Alécia Maria Gonçalves Instituto Federal de Goiás, Campus Uruaçu- IFG

Resumo

O uso de paródias no ensino de química tem apresentado resultados positivos, entre eles atrair
o interesse e a motivação dos alunos e estreitar o diálogo entre professores, alunos e
conhecimento científico. Nesta perspectiva, o texto a seguir relata a aplicação de paródias
sobre Ligações Químicas elaboradas por duas turmas de alunos do primeiro ano do Instituto
Federal de Goiás. As paródias foram apresentadas em um evento denominado por Festival de
Paródias onde se pôde perceber a organização, a criatividade e a desenvoltura dos grupos. Nas
letras das músicas houve abordagens de conceitos de ânions e cátions, eletronegatividade,
valência, regra do octeto e compartilhamento de elétrons; assim como algumas propriedades
físicas, como ponto de fusão e ebulição, condutividade de energia, dureza, brilho e analogias,
como mar de elétrons e nuvem eletrônica.

Downloads

Publicado

2016-10-01

Como Citar

DA COSTA ABRANTES, K. N.; DA SILVA RODRIGUES, M. A.; GOMES, F.; GONÇALVES, A. M. ♫CANTANDO LIGAÇÃO QUÍMICA♫. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 312–322, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/540. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)