METODOLOGIAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA
Resumo
O estágio supervisionado no curso de Pedagogia apresenta a oportunidade de conciliar a
prática com a teoria. Desse modo, durante o estágio elaboramos e desenvolvemos o nosso
projeto utilizando o método investigativo que envolve a reflexão e a intervenção nos
ambientes de educação formal. As atividades descritas neste artigo foram realizadas em uma
escola pública do município de Jataí-GO. Realizamos seis encontros com a turma do 5º ano
do Ensino Fundamental I em que se priorizou o ensino de matemática, desenvolvendo
atividades práticas e lúdicas; foram abordados os quatro blocos de ensino, apresentados no
Parâmetro Curricular Nacional de Matemática, quais sejam: Números e operações, Espaço e
Forma, Grandezas e Medidas, Tratamento da Informação. O projeto teve a finalidade de
proporcionar aos alunos experiências e vivências significativas por meio de jogos e atividades
lúdicas, estimulando também o processo de interação. Nas atividades foram avaliadas as
interações e o processo da construção dos conhecimentos pelos alunos. Assim, os resultados
obtidos foram ao encontro dos nossos objetivos, pois no desenvolvimento das atividades os
alunos fizeram relações dos conhecimentos apresentados em sala com os conhecimentos
matemáticos utilizados no dia a dia.