ANÁLISE EM CONJUNTO DE PROJETO DE ENSINO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Resumo
Este trabalho analisa, numa perspectiva crítica um projeto de trabalho docente e discente que foi exposto em artigo de Lima, Benato e Alves (2008) intitulado de “Prática Pedagógica Histórico-Crítica Aplicada aos Conhecimentos Matemáticos na Educação de Jovens e Adultos”. O objetivo da análise é contribuir para a promoção de trabalhos que rompam com a hegemonia do ensino tradicional por meio de uma abordagem histórico-crítica. A base teórica utilizada para análise é a Pedagogia Histórico-Crítica, na qual sustenta-se as argumentações e a abordagem histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, caracterizando os sujeitos que a compõem. Realizou-se uma análise dos cinco momentos didáticos da Pedagogia Histórico-Crítica do projeto de trabalho docente e discente e, em seguida, apresenta uma análise dos elementos considerados necessários à elaboração de um plano de ensino. Há aspectos que podem ser revisados quanto aos momentos da Pedagogia Histórico-Crítica, de tal modo que proporcione a apropriação dos conhecimentos pelos educandos, partindo do equilíbrio entre teoria e prática dos conteúdos construídos historicamente, planejados a partir dos conhecimentos prévios dos alunos para chegar ao conhecimento mais elaborado, o científico.