AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Lidiaine Maria Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Uruaçu
  • Rodrigo Ferreira Marinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições de uma sequência didática (SD) aplicada para os discentes do segundo ano do Curso Técnico de Química do Instituto Federal de Goiás de Uruaçu, na disciplina de Química Ambiental, sobre a fotocatálise heterogênea, estruturada na dinâmica de três etapas pedagógicas. Na etapa 1, foi feita a problematização inicial com o intuito de verificar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema; na etapa 2, estudou-se os conteúdos com a apresentação do mecanismo de ação dos fotocatalisadores apresentados para a compreensão do tema; na parte 3, houve a aplicação do conhecimento destinado a abordar sistematicamente o conhecimento incorporado pelo estudante. A aplicação desta SD demonstrou que os conteúdos aplicados de forma dialogada estimulam o envolvimento dos estudantes com a aprendizagem, proporcionando senso crítico e trazendo novas perspectivas a respeito das técnicas de tratamento de água residuais.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

SANTOS, L. M.; FERREIRA MARINHO, R. AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 33–44, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/587. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação ambiental, cidadania e Sustentabilidade