A IMPORTÂNCIA E DESAFIOS DO ENSINO DE ECOLOGIA BASEADO NA BNCC NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DO IFTM - CAMPUS UBERABA

Autores

  • Ana Laura Gonçalves da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Uberaba
  • Juliene Silva Vasconcelos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Uberaba

Resumo

A Ecologia é uma ciência ampla e em crescimento, voltada principalmente para o entendimento das relações entre os seres vivos e o ambiente. Alguns conteúdos relacionados à Ecologia são abordados no Ensino Médio, e o presente trabalho tem como objetivo compreender o tratamento deste assunto dentro da BNCC, na perspectiva dos professores de Biologia do Ensino Médio Integrado do IFTM, Campus Uberaba. Metodologicamente, neste estudo de caso, será concluída uma pesquisa bibliográfica, que busca entender o conceito de Ecologia em si e como esse conteúdo é apresentado na BNCC; em seguida, na pesquisa de campo, será feito um levantamento de dados, por meio de aplicação de questionário on-line (survey), junto aos professores de Biologia do IFTM, Campus Uberaba, afim de reconhecer os desafios do ensino deste conteúdo nas turmas do Ensino Médio Integrado. Os resultados prévios apontam para a necessidade de um ensino voltado para a realidade do aluno e constante reflexão da prática docente.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

GONÇALVES DA SILVA, A. L.; SILVA VASCONCELOS, J. A IMPORTÂNCIA E DESAFIOS DO ENSINO DE ECOLOGIA BASEADO NA BNCC NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DO IFTM - CAMPUS UBERABA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 327–333, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/629. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Biologia