PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS DE LITERATURA INFANTIL (LIM/LICM) COM O MATELUDICANDO

Autores

  • Adriana Lima Martins Lima Martins Universidade Federal de Jataí
  • Adriele Ferreira dos Santos Universidade Federal de Jataí
  • Claudionor Renato da Silva Universidade Federal de Jataí

Resumo

Práticas Pedagógicas com o MATEludicando são práticas de Matemática de caráter filosófico e que exprimem o ensino-aprendizagem em Matemática sob diferentes enfoques ou interdisciplinaridades, sendo a Literatura, um desses diferentes enfoques. Como na Literatura Infantil Matemática (LIM) ou Literatura Infantil com Conteúdo(s) Matemático(s) (LICM), as práticas pedagógicas podem partir de histórias novas, inéditas, criadas em Laboratórios de Matemática nas universidades ou a partir de obras já existentes. Na presente pesquisa, atendendo ao momento da pandemia, a equipe de pesquisadores(as) objetiva desenvolver espaços-tempos remotos de ensino de matemática (programa de contação de histórias) na educação infantil e anos iniciais utilizando-se dos recursos e estruturas da LIM e LICM com livros do PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola). De uso da metodologia da pesquisa bibliográfica que permite estruturação de programas de aulas ou formações organiza-se um planejamento de apoio a professores(as) e pais com atividades para as crianças da educação infantil e anos iniciais, pelo Ensino Remoto. A proposta atende não somente o momento pandêmico, mas para depois dele, organizando práticas pedagógicas matemáticas executáveis para docentes e pais e, obviamente, ao desenvolvimento e alfabetização das crianças.

Downloads

Publicado

2023-10-02

Como Citar

LIMA MARTINS, A. L. M.; FERREIRA DOS SANTOS, A.; DA SILVA, C. R. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS DE LITERATURA INFANTIL (LIM/LICM) COM O MATELUDICANDO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 409–414, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/637. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática