UM ESTUDO TEÓRICO INICIAL SOBRE A “ESCOLA” DE VYGOTSKY PARA PESQUISAS EM MATEMÁTICA: APROXIMAÇÕES AO EXTINTO PNAIC E A ATUAL POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA
Resumo
O aspecto mais relevante desse trabalho é a organização de um quadro teórico da “escola” de Vygotsky, a “escola” voltada para as investigações em matemática em território russo. Sem entrar em aprofundamentos de cada obra e referência, a pesquisa desenvolve um texto ensaístico que dialoga com a pesquisa em alfabetização matemática, através do resgate do PNAIC e em algumas breves discussões sobre a atual Política de Alfabetização brasileira, promulgada em 2019. A problemática: qual/quais contributos as investigações russas em matemática da “escola” de Vygotsky podem ser alinhar junto às reflexões sobre o que foi o PNAIC e o que a atual Política de Alfabetização se dispõe a realizar em numeracia? Objetiva-se, então, pela metodologia bibliográfica, apresentar esse quadro de referenciais russos em pesquisa matemática e colocá-los em diálogos com a alfabetização matemática brasileira. Os resultados propiciaram, no diálogo realizado, a organização de um Programa de Pesquisa em Educação Matemática sob a “escola” de Vygotsky; acrescentam-se contributos que colocam as diversas vertentes da psicologia russa como potenciais referenciais para as aprendizagens nas linguagens matemáticas nos processos de alfabetização.