UM ESTUDO TEÓRICO INICIAL SOBRE A “ESCOLA” DE VYGOTSKY PARA PESQUISAS EM MATEMÁTICA: APROXIMAÇÕES AO EXTINTO PNAIC E A ATUAL POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Claudionor Renato da Silva Universidade Federal de Jataí

Resumo

O aspecto mais relevante desse trabalho é a organização de um quadro teórico da “escola” de Vygotsky, a “escola” voltada para as investigações em matemática em território russo. Sem entrar em aprofundamentos de cada obra e referência, a pesquisa desenvolve um texto ensaístico que dialoga com a pesquisa em alfabetização matemática, através do resgate do PNAIC e em algumas breves discussões sobre a atual Política de Alfabetização brasileira, promulgada em 2019. A problemática: qual/quais contributos as investigações russas em matemática da “escola” de Vygotsky podem ser alinhar junto às reflexões sobre o que foi o PNAIC e o que a atual Política de Alfabetização se dispõe a realizar em numeracia? Objetiva-se, então, pela metodologia bibliográfica, apresentar esse quadro de referenciais russos em pesquisa matemática e colocá-los em diálogos com a alfabetização matemática brasileira. Os resultados propiciaram, no diálogo realizado, a organização de um Programa de Pesquisa em Educação Matemática sob a “escola” de Vygotsky; acrescentam-se contributos que colocam as diversas vertentes da psicologia russa como potenciais referenciais para as aprendizagens nas linguagens matemáticas nos processos de alfabetização.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

DA SILVA, C. R. UM ESTUDO TEÓRICO INICIAL SOBRE A “ESCOLA” DE VYGOTSKY PARA PESQUISAS EM MATEMÁTICA: APROXIMAÇÕES AO EXTINTO PNAIC E A ATUAL POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 433–444, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/640. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática