MAQUETE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO SOBRE ÓRBITAS DE SATÉLITES E O IMAGEAMENTO DA SUPERFÍCIE DA TERRA
Resumo
No presente trabalho apresenta-se a utilização de uma maquete como recurso didático para o ensino sobre as órbitas de satélites de observação e o processo de imageamento da superfície da Terra em uma turma de alunos do curso técnico em Agrimensura. O objetivo foi de contribuir para aprendizagem dos alunos sobre como é realizado o imageamento da superfície da terrestre. A maquete foi construída para auxiliar a percepção espacial da combinação do movimento de rotação da Terra e o movimento orbital do satélite. Utilizando uma metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso, buscou-se incentivar a interação dos alunos e a externalização de seus conhecimentos prévios para facilitar a assimilação dos novos conceitos. Como resultado, constatou-se, a partir da análise das transcrições das aulas, que a maquete possibilitou aos alunos a conscientização de que o satélite possui uma órbita fixa, e que o imageamento de todo o globo só é possível devido à combinação do movimento orbital do satélite com a rotação da Terra.