MAQUETE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO SOBRE ÓRBITAS DE SATÉLITES E O IMAGEAMENTO DA SUPERFÍCIE DA TERRA

Autores

  • Ednaldo Oliveira de Carvalho Instituto Federal de Goiás
  • Lídia Kellen Rocha Rodrigues Instituto Federal de Goiás
  • Iago Andrei Silva Ferreira Instituto Federal de Goiás
  • Ruberley Rodrigues de Souza Instituto Federal de Goiás

Resumo

No presente trabalho apresenta-se a utilização de uma maquete como recurso didático para o ensino sobre as órbitas de satélites de observação e o processo de imageamento da superfície da Terra em uma turma de alunos do curso técnico em Agrimensura. O objetivo foi de contribuir para aprendizagem dos alunos sobre como é realizado o imageamento da superfície da terrestre. A maquete foi construída para auxiliar a percepção espacial da combinação do movimento de rotação da Terra e o movimento orbital do satélite. Utilizando uma metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso, buscou-se incentivar a interação dos alunos e a externalização de seus conhecimentos prévios para facilitar a assimilação dos novos conceitos. Como resultado, constatou-se, a partir da análise das transcrições das aulas, que a maquete possibilitou aos alunos a conscientização de que o satélite possui uma órbita fixa, e que o imageamento de todo o globo só é possível devido à combinação do movimento orbital do satélite com a rotação da Terra.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

OLIVEIRA DE CARVALHO, E.; ROCHA RODRIGUES, L. K.; SILVA FERREIRA, I. A.; RODRIGUES DE SOUZA, R. MAQUETE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO SOBRE ÓRBITAS DE SATÉLITES E O IMAGEAMENTO DA SUPERFÍCIE DA TERRA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 452–458, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/642. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Física