SUPERCONDUTIVIDADE NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DA LICENCIATURA EM FÍSICA: UMA ESTRATÉGIA PARA INSERÇÃO DA FMC NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Guilherme Martins Bombardi Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Milton Batista Ferreira Junior Universidade de Rio Verde - UniRV
  • Michael Dowglas de Gois Silva Universidade de Rio Verde - UniRV
  • Rafael Zadorosny Universidade Estadual Paulista - Unesp

Resumo

Este artigo relata uma experiência acerca da aplicação de uma atividade experimental sobre o fenômeno da supercondutividade para alunos de um curso de Licenciatura em Física, durante a disciplina de Laboratório Didático. A inserção do tópico de supercondutividade na formação inicial destes futuros professores foi pensada para que se sintam aptos a discutirem o tema quando lhes forem oportuno. Os relatos dos licenciandos revelam que houve a compreensão das principais propriedades do estado supercondutor, e sugerem a possibilidade de inserção do conteúdo no Ensino Médio. Dessa forma, a atividade experimental desenvolvida, bem como a reflexão sobre as finalidades da educação básica, se mostrou ferramentas em potencial na formação inicial do professor para a subsequente inserção deste tópico de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

MARTINS BOMBARDI, G.; BATISTA FERREIRA JUNIOR, M.; DOWGLAS DE GOIS SILVA, M.; ZADOROSNY, R. SUPERCONDUTIVIDADE NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DA LICENCIATURA EM FÍSICA: UMA ESTRATÉGIA PARA INSERÇÃO DA FMC NO ENSINO MÉDIO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 459–470, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/643. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Física