OFICINAS DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFG - CÂMPUS URUAÇU
Resumo
A pandemia ocasionada pelo COVID-19 promoveu muitas mudanças na rotina da sociedade, inclusive na educação. Rapidamente as escolas e os professores precisaram adaptar/substituir o modelo presencial pelo ensino remoto, aplicando as tecnologias da informação e comunicação e as tecnologias digitais em sala de aula. Nesse sentido, desenvolvemos um projeto de ensino, em formato de oficinas, voltado aos estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFG-Câmpus Uruaçu. Com o objetivo de prepará-los melhor para o uso de ferramentas digitais e contribuir com uma formação que atenda às atuais demandas. O projeto foi desenvolvido em momentos síncronos e assíncronos, no qual foram apresentados 9 (nove) ferramentas digitais. Inicialmente cada aluno escolheu uma temática na área de química e após as exposições das ferramentas, os alunos confeccionaram trabalhos aplicando-a. Ao final, construímos um site com informações e exemplos de cada ferramenta trabalhada nas oficinas. De uma forma geral a metodologia aplicada mostrou-se satisfatória, pois pode contemplar um número grande de licenciandos e, pelo fácil acesso, diversificadas ferramentas, algumas de caráter lúdico, outras dinâmicas e intuitivas.