OFICINAS DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFG - CÂMPUS URUAÇU

Autores

  • Fabiana Gomes IFG - Campus Uruaçu
  • Alécia Maria Gonçalves IFG - Campus Uruaçu
  • Tatiana de Oliveira Zuppa Netto IFG - Campus Uruaçu
  • Karla Nara da Costa Abrantes Colégio Estadual Deoclides Martins da Costa

Resumo

A pandemia ocasionada pelo COVID-19 promoveu muitas mudanças na rotina da sociedade, inclusive na educação. Rapidamente as escolas e os professores precisaram adaptar/substituir o modelo presencial pelo ensino remoto, aplicando as tecnologias da informação e comunicação e as tecnologias digitais em sala de aula. Nesse sentido, desenvolvemos um projeto de ensino, em formato de oficinas, voltado aos estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFG-Câmpus Uruaçu. Com o objetivo de prepará-los melhor para o uso de ferramentas digitais e contribuir com uma formação que atenda às atuais demandas. O projeto foi desenvolvido em momentos síncronos e assíncronos, no qual foram apresentados 9 (nove) ferramentas digitais. Inicialmente cada aluno escolheu uma temática na área de química e após as exposições das ferramentas, os alunos confeccionaram trabalhos aplicando-a. Ao final, construímos um site com informações e exemplos de cada ferramenta trabalhada nas oficinas. De uma forma geral a metodologia aplicada mostrou-se satisfatória, pois pode contemplar um número grande de licenciandos e, pelo fácil acesso, diversificadas ferramentas, algumas de caráter lúdico, outras dinâmicas e intuitivas.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

GOMES, F.; GONÇALVES, A. M.; DE OLIVEIRA ZUPPA NETTO, T.; DA COSTA ABRANTES, K. N. OFICINAS DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFG - CÂMPUS URUAÇU. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 515–524, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/651. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)