PROJETO LAVENQ - A CONSTRUÇÃO DE UM LABORATÓRIO VIRTUAL DE ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Tatielih Pardim de Oliveira Xavier tatielih.pardim@ifg.edu.br
    Instituto Federal de Goiás
  • Fabiana Gomes fabiana.gomes@ifg.edu.br
    Instituto Federal de Goiás
  • Alécia Maria Gonçalves alecia.goncalves@ifg.edu.br
    Instituto Federal de Goiás
  • Marcos Alfonso Spiess marcos.spiess@ifg.edu.br
    Instituto Federal de Goiás
  • Viviane Bessa Ferreira viviane.ferreira@ifg.edu.br
    Instituto Federal de Goiás
  • Fernando da Silva Marques fernando.silva@ifg.edu.br
    Instituto Federal de Goiás

Resumo

O projeto Lavenq teve como objetivo a produção de videoaulas para o ensino de experimentos na área de química com temáticas voltadas ao aprendizado dos conteúdos do ensino médio. A ideia se justifica pela ausência de infraestrutura nas escolas de ensino básico da região na qual o Câmpus Uruaçu está localizado, as quais, muitas vezes, não possuem ou mesmo não conseguem manter um laboratório de ciências. A proposta também se justifica pela carência de materiais virtuais que complementem a aprendizagem experimental de química, situação evidenciada pelas exigências do ensino remoto no qual estamos inseridos. A proposta envolve o planejamento, elaboração e execução de vídeos sobre a experimentação de conteúdos científicos, consubstanciando-se na criação de um laboratório virtual. Neste, estudantes do curso de Licenciatura em Química e estudantes do Curso em Análise e Desenvolvimento de Sistemas atuaram como produtores de material didático-pedagógico mostrando que projetos que associam habilidades presentes em cursos diferentes podem ser uma estratégia para o ensino interdisciplinar.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

PARDIM DE OLIVEIRA XAVIER, Tatielih; GOMES, Fabiana; GONÇALVES, Alécia Maria; SPIESS, Marcos Alfonso; BESSA FERREIRA, Viviane; DA SILVA MARQUES, Fernando. PROJETO LAVENQ - A CONSTRUÇÃO DE UM LABORATÓRIO VIRTUAL DE ENSINO DE QUÍMICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 537–545, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/654. Acesso em: 18 dez. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)