PROJETO LAVENQ - A CONSTRUÇÃO DE UM LABORATÓRIO VIRTUAL DE ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Tatielih Pardim de Oliveira Xavier Instituto Federal de Goiás
  • Fabiana Gomes Instituto Federal de Goiás
  • Alécia Maria Gonçalves Instituto Federal de Goiás
  • Marcos Alfonso Spiess Instituto Federal de Goiás
  • Viviane Bessa Ferreira Instituto Federal de Goiás
  • Fernando da Silva Marques Instituto Federal de Goiás

Resumo

O projeto Lavenq teve como objetivo a produção de videoaulas para o ensino de experimentos na área de química com temáticas voltadas ao aprendizado dos conteúdos do ensino médio. A ideia se justifica pela ausência de infraestrutura nas escolas de ensino básico da região na qual o Câmpus Uruaçu está localizado, as quais, muitas vezes, não possuem ou mesmo não conseguem manter um laboratório de ciências. A proposta também se justifica pela carência de materiais virtuais que complementem a aprendizagem experimental de química, situação evidenciada pelas exigências do ensino remoto no qual estamos inseridos. A proposta envolve o planejamento, elaboração e execução de vídeos sobre a experimentação de conteúdos científicos, consubstanciando-se na criação de um laboratório virtual. Neste, estudantes do curso de Licenciatura em Química e estudantes do Curso em Análise e Desenvolvimento de Sistemas atuaram como produtores de material didático-pedagógico mostrando que projetos que associam habilidades presentes em cursos diferentes podem ser uma estratégia para o ensino interdisciplinar.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

PARDIM DE OLIVEIRA XAVIER, T.; GOMES, F.; GONÇALVES, A. M.; SPIESS, M. A.; BESSA FERREIRA, V.; DA SILVA MARQUES, F. PROJETO LAVENQ - A CONSTRUÇÃO DE UM LABORATÓRIO VIRTUAL DE ENSINO DE QUÍMICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 537–545, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/654. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)