O QUE PENSAM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES FINAIS- SOBRE LABORATÓRIO E SER CIENTISTA

Autores

  • Tania Ferraz de Sousa Mariano CEPI- Centro de Ensino em Período Integral- Aeroporto
  • Fernanda Kellen Souza Silva CEPI- Centro de Ensino em Período Integral- Aeroporto
  • Valéria Rodrigues da Silva Souza CEPI- Centro de Ensino em Período Integral- Aeroporto
  • Fabiana Gomes Instituto Federal de Goiás

Resumo

Este artigo procura apresentar os resultados de uma investigação diagnóstica sobre as concepções que estudantes das séries finais do ensino fundamental possuem em relação ao laboratório e ao fazer ciência. Para tal, os estudantes responderam a um questionário por meio de Google Forms e as respostas foram analisadas sob a ótica da análise de conteúdo. Percebeu-se que as imagens que possuem de um laboratório são influenciadas pelas representações que a mídia faz desse espaço, assim como a visão elitista e socialmente neutra da ciência. Todos os resultados obtidos nessa investigação foram usados pelas professoras das turmas estudadas com o propósito de elaborar práticas pedagógicas que procuram desmistificar e desconstruir determinados estereótipos e visões.

Downloads

Publicado

2023-10-02

Como Citar

FERRAZ DE SOUSA MARIANO, T.; SOUZA SILVA, F. K.; RODRIGUES DA SILVA SOUZA, V.; GOMES, F. O QUE PENSAM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES FINAIS- SOBRE LABORATÓRIO E SER CIENTISTA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 587–596, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/659. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)