PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PERCEPÇÃO E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

Autores

  • Tácio Assis Barros Universidade Federal de Jataí
  • Halline Mariana Santos Silva Universidade Federal de Jataí

Resumo

O presente trabalho, originado de pesquisa científica de natureza teórica, versa sobre educação ambiental, planejamento e atuação docente na educação infantil. Objetiva propor ação pedagógica que articule objetivo de aprendizagem e conhecimento relacionado a natureza e sua conservação, presente na Base Nacional Comum Curricular, e metodologia de ensino-aprendizagem, norteada pela Pedagogia Histórico-Crítica. Fundamenta-se no aporte teórico de Gasparin (2012) e na perspectiva histórica do conhecimento. Conclui-se que a metodologia de ensino-aprendizagem, norteada pela Pedagogia Histórico-Crítica, é alternativa pedagógica dialética viável no trabalho com crianças pequenas, permitindo compreender a educação ambiental como valor social e como princípio formativo.

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Publicado

02.10.2023

Como Citar

ASSIS BARROS, T.; SANTOS SILVA, H. M. PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PERCEPÇÃO E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 597–602, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/660. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental