ATENDIMENTO EXTRACLASSE: UMA FERRAMENTA DE SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Cícero Batista dos Santos Lima Instituto Federal Goiano campus Morrinhos
  • Marco Antônio de Carvalho Instituto Federal Goiano campus Morrinhos

Resumo

O trabalho apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Goiás, campus Luziânia, a partir dos registros realizados no ano letivo de 2018. Foram analisados os procedimentos adotados pela instituição quando os estudantes enfrentam dificuldades na aprendizagem. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou análise documental, entrevistas e observações dos estudantes participantes do atendimento extraclasse. Neste texto, serão apresentados os dados relativos ao atendimento extraclasse da instituição. Os dados indicam que o atendimento extraclasse, previsto no regulamento acadêmico dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, proporciona melhora na aprendizagem, embora as condições dos atendidos nem sempre favoreçam o processo de ensino-aprendizagem. Os dados do estudo indicam ainda que na unidade pesquisada o grupo de professores dispõe de tempo específico na jornada de trabalho destinado a essa tarefa, porém disponibiliza horários irregulares para a atividade do atendimento extraclasse, o que nem sempre proporciona os resultados esperados. Uma possível proposta de melhora para esta atividade seria articulá-la as atividades de extensão, de maneira que se possa atender aos estudantes de forma satisfatória.

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Publicado

23.10.2023

Como Citar

BATISTA DOS SANTOS LIMA, C.; DE CARVALHO, M. A. ATENDIMENTO EXTRACLASSE: UMA FERRAMENTA DE SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 310–320, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/704. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula