O QUE AS/OS PROFESSORAS/ES DA REDE MUNICIPAL DE JATAÍ- GO PENSAM SOBRE O CONSELHO E O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO?

Autores

  • Josiane Souza Silva Universidade Federal de Goiás
  • Karolyne Monteiro Universidade Federal de Goiás
  • Camila Alberto Vicente Oliveira de Oliveira Universidade Federal de Goiás

Resumo

Os Conselhos Municipais de Educação (CMEs) são órgãos de representação social e plural, espaços privilegiados para a efetivação da gestão democrática da educação. Dadas as condições, o presente trabalho tem como um dos objetivos avançar no entendimento sobre o papel dos CMEs na organização e implementação dos Planos Municipais de Educação (PMEs) e apresentar resultados finais de uma pesquisa que buscou identificar e compreender as percepções de professoras/es da Rede Municipal de Jataí – GO sobre o CME e o PME. A pesquisa conta com importantes referenciais teóricos sobre o tema, tais como: Bordignon (2009), Lima (2017), Gil (2002), Giroux (1987), Saviani (1983), dentre outros. A metodologia de pesquisa utilizada foi de caráter qualitativo e como técnica foi aplicado questionário, sendo um conjunto de questões respondidas por escrito pelo pesquisado. Houve um esforço conjunto da SME e CME na organização e implementação do PME, convocando professores do município para audiências públicas e quanto à pesquisa sobre as percepções dos professores sobre o CME e PME pode se perceber certo grau de participacionismo, no qual a participação sofre condicionamentos de diversas ordens, neste caso das políticas neoliberais com as suas sutis formas de controle e repressão que impedem uma participação efetiva e democrática.

Downloads

Publicado

23.10.2023

Como Citar

SOUZA SILVA, J.; MONTEIRO, K.; DE OLIVEIRA, C. A. V. . O. O QUE AS/OS PROFESSORAS/ES DA REDE MUNICIPAL DE JATAÍ- GO PENSAM SOBRE O CONSELHO E O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO?. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 327–341, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/706. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)