DISCALCULIA EM FOCO: PINTANDO, CONSTRUINDO E COMPREENDENDO A TABUADA DE MULTIPLICAÇÃO

Autores

  • Ewerson Tavares da Silva IFG
  • Ana Paula de Souza IFG
  • Gabriela Silva Lemes IFG
  • Jordana de Oliveira do Amaral IFG
  • Luciana Alves da Silva Costa IFG
  • Sandra Regina Longhin IFG

Resumo

Este trabalho registra a experiência vivenciada pelos alunos do Mestrado em Educação para Ciências e Matemática do IFG - Câmpus Jataí. A oficina “Discalculia: pintando, construindo e compreendendo a tabuada de multiplicação” foi realizada com os alunos do 6° A Centro de Ensino em Tempo Integral Colégio Emília Ferreira em Junho de 2019. Essa oficina se apresenta como uma intervenção pedagógica, entendermos que a possível presença de alunos com discalculia nas salas de aula exige uma nova abordagem de conteúdos matemáticos. Dessa forma o objetivo é discutir a discalculia, analisando as contribuições da tabuada geométrica enquanto uma proposta de ensino inclusiva. Referendamos em Silva (2011) quanto a proposta da utilização desse recurso. A coleta de dados, se deu por meio uma análise qualitativa das atividades. Como resultado, percebemos que os alunos conseguiram construir e compreender geometricamente o algoritmo da multiplicação. Percebemos também que grande parte da turma conseguiu compreender os padrões presentes nessa construção.

Downloads

Publicado

23.10.2023

Como Citar

TAVARES DA SILVA, E.; DE SOUZA, A. P.; SILVA LEMES, G.; DE OLIVEIRA DO AMARAL, J.; ALVES DA SILVA COSTA, L.; LONGHIN, S. R. DISCALCULIA EM FOCO: PINTANDO, CONSTRUINDO E COMPREENDENDO A TABUADA DE MULTIPLICAÇÃO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 419–433, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/716. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática