CONTRIBUIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE SOLUÇÕES NO ENSINO MÉDIO NUMA ABORDAGEM CTS

Autores

  • Alexandre Fermanian Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí
  • Carlos Cézar da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí

Resumo

Este trabalho visou inserir atividades em acordo com o cotidiano do aluno como parte de uma estratégia metodológica a ser utilizada na 2a série do ensino médio para a estudo de soluções químicas. Foi proposta uma sequência didática contendo atividades experimentais e com enfoque na abordagem CTS para a compreensão dos conceitos pertinentes aos conceitos envolvidos com as soluções químicas. Participaram dessa pesquisa 25 alunos de uma turma de 2ª série do ensino médio regular pertencentes a uma escola da rede pública localizada no estado de Mato Grosso/Brasil. A metodologia abordada neste estudo foi a qualitativa de natureza intervenção pedagógica. Os dados foram obtidos por questionários e os resultados analisados pelas respostas e discurso dos participantes. Por fim, observou-se que a abordagem CTS no estudo de soluções contribuiu para apropriação dos conceitos químicos, pelos participantes, sendo possível transpor questões cotidianas e possibilitou avançar para além do conteúdo proposto inicialmente. Assim, espera-se com esta estratégia, aproximar a disciplina e o aluno por intermédio de práticas experimentais em sala de aula/campo com objetivo de motivá-los e discutir a química de forma agradável, proporcionando uma aprendizagem mais efetiva.

Downloads

Publicado

23.10.2023

Como Citar

FERMANIAN NETO, A.; DA SILVA, C. C. CONTRIBUIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE SOLUÇÕES NO ENSINO MÉDIO NUMA ABORDAGEM CTS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 533–545, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/725. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química