A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOGRAFIA: A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO SOBRE “OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BRASILEIROS” DURANTE A GRADUAÇÃO.

Autores

  • Priscila Braga Paiva Universidade Federal de Jataí

Resumo

Os saberes e conhecimentos docentes são imprescindíveis para que o professor possa ter boa execução de seu trabalho, por isso, eles devem ser estudados desde o processo de formação deste profissional. Dessa forma, para pensar a aula, é necessário que o professor tenha conhecimento didático-pedagógico do conteúdo que será abordado, uma vez que esse é um dos principais saberes da docência. Nesse sentido, o presente trabalho consta discussão teórica acerca das temáticas que envolvem a formação docente em Geografia e sua relação com os conhecimentos e saberes da docência, a formação de conceitos geográficos no ensino de Geografia a partir da mediação do professor e a aprendizagem significativa. Após essa discussão, o trabalho irá constar a construção do material didático referente ao conteúdo sobre “Os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros” que foi feito durante a graduação como resultado dos estudos acerca dos saberes da docência. Essa estratégia metodológica poderá fazer com que os alunos interajam com o conteúdo e compreendam que a Geografia está no cotidiano a todo o momento.

Downloads

Publicado

27.10.2023

Como Citar

BRAGA PAIVA, P. A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOGRAFIA: A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO SOBRE “OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BRASILEIROS” DURANTE A GRADUAÇÃO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 115–124, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/743. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente